Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Criança Diagnosticada Com Autismo Teve O Direito A Percepção De Benefício Assistencial Reconhecido Pela Justiça.

há 5 anos

A decisão foi dada pela Primeira Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que entendeu que o autor, representado por sua mãe, preenche os requisitos legais para percepção do benefício previdenciário assistencial.

O desembargador federal Marcello Granado, relator do processo, acolheu o laudo médico pericial que concluiu que a criança é portadora de autismo infantil.

O relator destacou na decisão que é uma garantia constitucional a concessão de benefício assistencial à pessoa com deficiência. Tal direito se encontra previsto no inciso V do artigo 203 da Constituição Federal, que assim dispõe: “a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei”.

De acordo com a o § 2º do artigo da Lei 12.764/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

Ainda, restou demonstrado nos autos que, além do requisito deficiência o autor e sua genitora também preenchem o pressuposto da miserabilidade de acordo com o estudo socioeconômico realizado no processo, pois a entidade familiar do caso em comento é composta apenas pela criança especial e sua mãe, logo, entendeu-se que ambos estão em situação de vulnerabilidade social, já que a criança autista precisa de cuidados especiais e acompanhamento contínuo de um responsável, o que impossibilita a genitora de prover a subsistência de si própria e do filho. (Processo de nº 2017.99.99.001875-5).

www.jedsonvicente.com

https://www.ieprev.com.br/conteudo/categoria/4/5685/trf2__reconhecido_direito_a_beneficio_previdenciario_em_caso_de_autismo
  • Sobre o autorAtendimento online em todo o Brasil.
  • Publicações246
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações164
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crianca-diagnosticada-com-autismo-teve-o-direito-a-percepcao-de-beneficio-assistencial-reconhecido-pela-justica/756885435

Informações relacionadas

Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Sergio Ronaldo Matalon Rodrigues, Estudante de Direito
Notíciashá 2 anos

Todo portador de AUTISMO tem direito ao benefício de prestação continuada – BPC?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)