Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Consumidor tem direito a troca imediata de celular com defeito

    há 4 anos

    O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), do qual o Idec faz parte, firmou na última sexta-feira (18), o entendimento de que o celular é um produto essencial. Isso significa que, a partir de agora, se o aparelho apresentar problemas de funcionamento, o consumidor pode exigir a troca imediata por outro de mesmo modelo, a devolução do valor pago ou ainda o abatimento proporcional no preço na aquisição de outro modelo.

    O direito está garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC - artigo 18, § 1º e ), que determina que quando o produto é essencial, não se aplica o prazo de 30 dias para a resolução do problema, dado ao fornecedor em outros casos.

    O consumidor pode exigir a solução imediata do problema ao comerciante (loja onde comprou o celular) ou ao fabricante do aparelho, pois, segundo o CDC, os fornecedores têm responsabilidade solidária. Caso a resposta da loja ou do fabricante não seja satisfatória, o consumidor pode procurar o Procon de sua cidade, que além de intermediar a resolução do caso, poderá multar a empresa que descumprir a determinação. O consumidor também pode recorrer à Justiça.

    O prazo para reclamar é de 90 dias a partir da data da compra em caso de defeito aparente (aquele que o consumidor percebe logo) e de 90 dias a partir da constatação do problema no caso do chamado vício oculto, quando o defeito demora a se manifestar.

    Fonte: Revista Síntese. Disponível em: http://www.sintese.com/noticia_integra_new.asp?id=451136

    • Sobre o autorAtendimento online em todo o Brasil.
    • Publicações246
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações294
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consumidor-tem-direito-a-troca-imediata-de-celular-com-defeito/811687802

    Informações relacionadas

    Erin Vilela, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Ação de Reparação de danos por vício oculto com pedido de tutela antecipada.

    Espaço Vital
    Notíciashá 14 anos

    Decisão nacional faz do celular item essencial

    CS Advogados e Apoio jurídico
    Notíciashá 4 anos

    Defeitos em produtos essenciais: o consumidor deve aguardar o prazo de 30 dias?

    Jorge Henrique Sousa Frota, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Consumidora que adquiriu veículo zero defeituoso será indenizada pela fabricante e concessionária

    Contexto Jurídico
    Notíciashá 14 anos

    Consumidor tem direito a troca imediata de celular com defeito

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Boa tarde comprei um aparelho celular com defeito, eles mandaram pro concerto e voltou “bom” pois tem horas que quando estou em ligação ele para de gravar meu áudio para pessoa ouvir ou reduz o volume da minha voz, além disso alguns App fecham é a saúde da bateria desceu 7% em 2 meses irei lá segunda feira e gostaria de saber se o aparelho for constado como defeito eu posso pegar meu dinheiro de volta pois não estou satisfeito com o produto que adquiri dessa loja. continuar lendo