Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aposentadoria Especial e Conversão de Tempo. Ainda é possível?

    há 4 anos

    Hoje responderemos uma dúvida frequente de quem está buscando sua aposentadoria. Muitas pessoas têm dúvidas se a Aposentadoria Especial e a possibilidade de converter tempo trabalhado com insalubridade ou periculosidade acabou após a reforma.

    Pois bem, de forma bem simples e resumida, a Aposentadoria Especial é de direito do trabalhador que laborou 15, 20 ou 25 anos em serviço insalubre ou perigoso, sem necessidade de Idade mínima. Por exemplo, um trabalhador que recebeu durante 25 anos adicional de insalubridade, tem direito a Aposentadoria Especial, sem necessidade de ter 60 ou 65 anos de idade. Por outro lado, a conversão de tempo é um “mecanismo” que permite converter o tempo de trabalho com insalubridade ou periculosidade para aposentar-se por tempo de contribuição, caso o trabalhador não tenha direito a Aposentadoria Especial. Por exemplo, um trabalhador que laborou 10 anos com insalubridade, para fins de tempo de trabalho no INSS, terá direito a contar 14 anos, pois o serviço era insalubre e tem uma contagem a mais.

    Com a Reforma da Previdência surgiram inúmeras dúvidas sobre a Aposentadoria Especial e a Conversão de tempo. O primeiro esclarecimento é que, atualmente, há uma regra de transição que ainda permite que a pessoa consiga a Aposentadoria Especial, mas, deverá cumprir uma pontuação, somando sua idade e o tempo de contribuição que possui, com ou sem insalubridade, ainda sem necessidade de idade mínima para quem já estava trabalhando antes da reforma.

    Já quanto à conversão de tempo, a Emenda Constitucional 103/2019 (Reforma da Previdência) proibiu a continuidade deste mecanismo de conversão, mas, até a data da Reforma, quem trabalhou com insalubridade ou periculosidade tem direito a pedir a conversão do tempo, a fim de se aposentar mais cedo.

    Ficou com alguma dúvida sobre direitos previdenciários (aposentadorias, revisões, auxílios)? Entre em contato conosco via redes sociais, site, e-mail, ou telefone/whatsapp (43) 9 9627-1526. Estamos atendendo e realizando consultas de forma online.

    Siga-nos nas redes sociais ou acessem o site do escritório, onde postamos conteúdos atuais e respondemos dúvidas frequentemente:

    Facebook: Vicente & Fazan Advogados

    Instagram: Vicente.fazanadv

    Site: www.jedsonvicenteefazanadv.com

    Canal no Youtube: Vicente & Fazan Advogados

    • Sobre o autorAtendimento online em todo o Brasil.
    • Publicações246
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentadoria-especial-e-conversao-de-tempo-ainda-e-possivel/935932648

    Informações relacionadas

    Marcelo de Paula, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Mudanças na Aposentadoria especial para quem trabalha em hospital

    Alessandra Strazzi, Advogado
    Artigoshá 5 meses

    Simplificando a Conversão de Tempo Especial em Comum: Guia e Calculadora Prática

    Galvão & Silva Advocacia, Advogado
    Artigosano passado

    Aposentadoria Especial

    Andrielly Scrobot, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Tudo sobre aposentadoria especial

    Bruno Delomodarme, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Aposentadoria Especial: Você pode ter este direito

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)